Osteoporose
A osteoporose é uma doença metabólica do tecido ósseo, caracterizada por perda gradual e progressiva da massa óssea, que enfraquece os ossos tornando-os mais susceptíveis às fraturas. A osteoporose pode ser primária quando decorrente do pós-menopausa ou do envelhecimento e secundária quando acorre devido a diabetes, uso de corticoides, anticonvulsivantes, tumores, alterações da tireoide.
Os maiores riscos para a osteoporose são: pacientes de raça branca, histórico familiar da doença, menopausa precoce, alcoolismo, tabagismo, sedentarismo e baixa ingesta de cálcio. Como a doença é insidiosa pode evoluir por muitos anos sem a ocorrência de sintomas, sendo importante seu diagnóstico precoce, antes que prováveis fraturas de punho, coluna, quadril, arcos costais ou úmero ocorram.
O diagnostico é realizado por meio de um exame de imagem ( Densitometria Óssea ) e o tratamento depende do grau da doença e das individualidades de cada paciente, de modo geral é realizado por ingesta adequada de cálcio e vitamina D, medicações especificas e exercícios físicos.
Hábitos de vida saudáveis auxiliam na prevenção da osteoporose.